fertilizante pode ser solução ambiental


Pesquisas comprovam que os resíduos do lodo do esgoto são ricos em materiais orgânicos e nutrientes que podem ser usados na agricultura com vantagem econômica, sanitária e ambiental para os produtores e para a sociedade.

Para transformar o esgoto doméstico em fertilizante e não ter riscos de contaminação é necessário um tratamento específico e detalhado com vários processos de limpeza e desintoxicação. Pesquisas revelam que o lodo do esgoto depois de tratado é perfeitamente aproveitável e possui os nutrientes que as plantações precisam. Além de ajudar ao meio ambiente, o produtor pode economizar na compra de fertilizantes.

O processo de usar esgoto como fertilizante se dá na utilização de água não potável, porém livre de sujeiras e poluentes, rica em vitaminas e minerais, o que a tornam própria para irrigação. A grande vantagem dessa técnica é a economia da água para outras funções, e o aproveitamento de materiais orgânicos e nutrientes nas plantações, tendo um efeito relevante para a sociedade, meio ambiente e economia do País.