Ter sono e se sentir cansado é algo muito comum nos dias de hoje, sendo que ainda é comum por conta de que a falta de tempo e sobrecarga de tarefas pode acabar fazendo com que o nosso organismo não agüente, sendo que isso o tempo para dormir é muito importante onde as pessoas devem aproveita o máximo possível. Porem quando o sono começa de uma forma mais freqüente no dia a dia pode ser que você esteja sofrendo de narcolepsia que é um distúrbio do sono.
Esse distúrbio foi identificado em mil oitocentos e oitenta por Jean Babtiste Gelinmeus, onde a narcolepsia pode ser classifica como um distúrbio neurológico do sono, onde ele se caracaterixa por uma sonolência muito grande durante o dia, mesmo quando a pessoa passou o tempo necessário dormindo. Esses episódios podem durar um periodo de cerca de quinze minutos a uma hora, também estimasse que mais ou menos cento e trinta e cinco mil pessoas possuem e não tem cura.
Os ataques de sono podem ser muito freqüente, onde normalmente aparecem em situações inusitadas, como em ônibus, durante o tempo de escola, na espera do banco, quando esta lendo e dirigindo e até mesmo quando esta conversando. Os episódios começam de uma forma lenta onde muitas vezes parece que a pessoa vai se desligando aos corpo, e o controle muscular, porem o cérebro continua em atividades intensas e os olhos se movimentam, sendo o famoso sono REM.
Este problema pode ser causado por conta da genética, isso segundo alguns cientistas, onde muitas vezes o desenvolvimento da mesma pode ser influencia pelo mesmo fator. Geralmente os pacientes que possuem estas doenças não possuem nem um parente próximo com a mesma, sendo que pode ser que a mesma seja causada por alguns problemas nos neurotransmissores. Os sintomas podem variar, sendo que eles aparecem entre os 15 e 30 anos, onde muitas vezes eles podem ser a sonolência excessiva durante o dia, sendo que uma ataque de fraqueza muscular pode ser mais característico, pesadelos durante a noite, paralisia do sono e alucinações de sono.