Como é bom ter uma criança em casa, não é mesmo? As crianças dão a nós felicidades, momentos de alegria e de longas risadas. Quando são ainda bebês, porém, elas se sentem como rainhas e reis, onde nós, adultos, somos seus súditos para fazer tudo o que elas querem e precisam, basta chorar. Só que com o passar do tempo, temos que tirar delas esse hábito de achar que são elas quem manda no pedaço e mostrar que quem é a autoridade da casa ali é os pais. Mas como tirar o reinado de uma criança, por assim dizer?
Desacostumando a mesma de tudo o que ela estava acostumada, só que com calma. Se você gritar, esbravejar ou bater a criança não te respeitará e lá na frente isso terá um efeito desastroso no relacionamento de vocês, porque em qualquer situação, respeito é tudo, e quando é perdido junto com ele se vai todos os outros sentimentos bons que se pode ter em relação a uma pessoa.
Por isso, vá tirando dela devagar algumas coisas, como por exemplo, a idéia de que se ela chorar você vai fazer o que ela quer. Quando estão um pouco crescidas, as crianças tendem a chorar quando ouvem um não, isso é chamada a famosa birra. E quando elas fazem birra, quem não pode ceder de forma alguma é você! Mostre a ela que, quanto mais birra ela fizer menos você vai fazer o que ela quer, e se tiver que deixar a criança esbravejando sozinha, deixe uma hora ela vai cansar e ai vocês conversam com calma sobre o assunto.
Para colocar limites em uma criança é fundamental que você como adulto também tenha limites. Então, não gritar (seu filho não é surdo) não ameaçar (coisas do tipo: se você não obedecer eu vou te bater, te arrebentar), e não bater são três fatores que, por mais nervoso que você esteja se não fizer, contará muitos pontos a seu favor. Além disso, uma criança que é tratada com carinho e respeito, costuma retribuir na mesma moeda a quem lhe dá essas coisas.