A artrite é o nome dado a inúmeras doenças provocadas por inflamação nas articulações que pode se estender para os músculos, ossos, tendões e ligamentos. Como são inúmeras as doenças, inúmeros também são os sinais e as causas. As artrites que mais acometem pessoas são artrite reumatóide e osteoartrite.
As articulações são as conexões entre dois ossos revestidas com cartilagens e bolsas de fluido lubrificante. A osteoartrite faz com que a cartilagem das articulações seja gasta provocando o encontro entre dois ossos que se esfregam provocando irritação na articulação. Já a artrite reumatóide causa inflamação nas articulações fazendo com que o sistema imunitário do organismo reaja em todas as articulações e não somente na afetada, o que provoca dor, edema e outros problemas.
Existe ainda artrite degenerativa que provoca degeneração nas cartilagens, artrite gotosa que provoca inflamação nos microcristais de urato, artrite piogênica aguda e artrite psoriática.
De forma geral, as artrites são tratadas com medicamentos que variam de acordo com a doença manifestada, com exercícios e com alterações nos hábitos diários. Apesar dos medicamentos utilizados não curarem as doenças, os mesmos conseguem minimizar a dor e em alguns casos reduzir o crescimento da doença.