Por essas e por outras razões, a formatura é uma festa importante, e principalmente para as mulheres, já que escolher o vestido é algo que consome tempo e dinheiro, pois par os homens um bom terno já é o suficiente, e ninguém vai comentar se dois homens aparecerem com ternos iguais.
Mas antes de escolher um vestido maravilhoso, você antes de mais nada, precisa escolher algo que combine com seu corpo, veja algumas dicas:
Muito busto- Para quem tem muito seio é interessante privilegiar os decotes quadrados e transpassados. Os decotes profundos devem ser evitados. Procure chamar atenção para a saia.
Pouco seio- As mulheres com pouco busto podem abusar de decotes profundos na frente ou nas costas. Os tecidos plissados e trabalhados na região do busto ajudam a dar volume. As mais magras podem investir em tecidos transparentes.
Braços volumosos- Os modelos de alças e tomara-que-caia devem ser evitados. As mangas devem ser adotadas ao visual. Mangas longas ou ¾, boca-de-sino ou com estampa miúda, tudo isso valoriza o visual.
Perna curta- Quem tem pernas curtas pode investir em vestidos com cintura alta, pois afinam e alongam a silhueta. Outra dica boa é usar sapatos de bico fino e peças com decote V.
Sem cintura- Os modelos ajustados ao corpo colaboram para valorizar a cintura.Os vestidos com faixas nessa região, em moda atualmente, contribuem para afinar a cintura.
Barriga flácida- Quem tem barriga flácida ou fora de forma pode investir em tecidos estruturados como o shantung ou tafetá. Os modelos de vestidos império ou cintura baixa são ideais para disfarçar a indesejada barriguinha.
Pele muito clara: evite tons esverdeados ou amarelados. Os tons rosados, azulados e avermelhados são indicados.
Pele negra: escolha entre amarelo, verde, bege, azul ou vermelho… Fuja dos marrons.
Pele amarela: prefira vermelho, azul, rosa, marron ou dourado.
Lembre-se nem tudo que é “fashion”, é adequado para a ocasião. Na dúvida, prefira peças mais clássicas.